Fujifilm Festival Internacional de Fotografia de Viseu

164 views

Fujifilm Festival Internacional de Fotografia de Viseu ​[5 Maio – 4 Julho 2017]

Os artistas e intervenientes convidados são descritos a seguir, começando pelo Júri do Festival, edição 2017.

Júri do Festival – tem como missão central a avaliação das candidaturas apresentadas para a residência, bem como a atribuição dos prémios relativos à Maratona Fotográfica – 24H que se irá realizar durante o Festival.

Presidente do Júri: Roger Tooth [Reino Unido]

Roger Tooth estudou fotografia na Regent Street School of Photography no início dos anos 70. Trabalhou como fotojornalista na Hackney Gazette em East London, mais tarde para a Nursing Mirror e ainda para a Community Care de 1979 a 1982. Em 1982 trabalhou como freelancer para vários jornais, incluindo o The Guardian, tendo passado a quadro do jornal nesse mesmo ano. Em 1998 passou a editor assistente do jornal britânico, depois de um breve interregno em que trabalhou para o grupo Mirror como editor da Sporting Life. Em 2001 Roger assumiu o cargo de Head of Photography para o The Guardian e em 2008 ocupou a mesma posição para o The Guardian, para o Observer e para o guardian.co.uk. Em 2010, Roger editou Eyewitness Decade, publicado pela Guardian Books. O jornal The Guardian ganhou o prémio Pulitzer em 2014 e é um dos mais respeitados e conceituados jornais do mundo. Para além de presidente do Júri, Roger Tooth fará parte do painel de uma palestra e lecionará uma das masterclasses do Festival, subordinada ao tema “How to get published?”, destinada a fotógrafos amadores e profissionais.

Restantes membros do Júri: Guida Rolo (Chappa), João Rodrigues Coelho (Fujifilm), Odete Paiva (Município de Viseu), Luís Octávio Costa (Jornal Público/P3)

Cabeça de cartaz: Tomasz Lazar [Polónia]

Nasceu em 1985 in Szczecin, Polónia. Tomasz Lazar é um fotógrafo independente, licenciado pela West Pomeranian University of Technology, Faculty of Computer Science and Information Technology. Vencedor de vários concursos internacionais tais como o World Press Photo, POY, CHIPP, Sony World Photography Award, the International Photography Award, BZWBK Press Photo, Grand Press Photo, Lumix Festival for Young Journalism e muitos outros, é um dos embaixadores da Fujifilm X Series. Com trabalho publicado no New York Times, Newsweek International, Sunday Times Magazine, New Yorker, Los Angeles Times e muitos outros Tomasz Lazar é uma das referências atuais da fotografia sócio-documental. Para além de uma exposição individual, Toamsz Lazar fará parte do painel de uma das palestras do Festival e lecionará uma masterclass com o título “Choosing the right suject”.

 

www.ujifilmfifviseu.com

www.facebook.com/fujifilmfifviseu

 

Ads