Árvores de Lisboa (BICA 0)

364 views

Ceiba speciosa (A.St.-Hil.) Ravenna (paineira) Familia: Malvaceae

Originária da Argentina e do Brasil, esta árvore caduca, da família das Malvaceae, pode atingir até 30 metros de altura. O género Ceiba foi anteriormente denominado de Chorisia. Esta designação foi atribuída pelo naturalista Auguste de Saint-Hilaire, que viveu no Brasil de 1816 a 1822, em homenagem ao francês Louis Choris, o pintor oficial da primeira expedição científica russa. O termo speciosa significa bela, formosa e refere-se à sua exuberante floração.

A ceiba speciosa caracteriza-se pela sua copa ampla e regular e pelas suas flores grandes e muito vistosas com cinco pétalas de cor rosa, branca a amarelada. A sua floração ocorre de setembro a outubro, quando está ainda praticamente desprovida de folhas. É, por isso, também apelidada de árvore da memória, uma vez que floresce na época correspondente à Primavera do local de onde é originária.

Apresenta um tronco cilíndrico e volumoso, com ritidoma rugoso e aculeado (provido de espinhos) enquanto jovem. A partir dos vinte anos de idade, aproximadamente, os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule e, gradualmente, com o engrossamento da casca, acontece o mesmo nas partes mais altas da árvore. É cultivada nas regiões tropicais, devido ao valor das suas sementes, cujas fibras brancas e sedosas são usadas para estofar colchões e almofadas e o seu óleo para fins alimentares. É muito utilizada como planta ornamental em parques, jardins e como árvore de arruamento.

Em Lisboa podemos encontrar exemplares da ceiba speciosa em diversos locais e jardins, como por exemplo: Parque Eduardo VII, Jardim Botânico da Ajuda, Jardim Botânico Tropical, Jardim Botânico de Lisboa, Jardim do Palácio de São Bento e no Largo das Necessidades. Na Praça da Alegria e no Jardim do Príncipe Real localizam-se exemplares que se encontram classificados pelo Instituto de Conservação da Conservação da Natureza e das Florestas.

Texto e fotografia por:

Ana Luísa Soares
Ana Raquel Cunha

Ads